UOL Notícias Notícias
 

16/03/2010 - 07h02

Enviado americano adia visita ao Oriente Médio

O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, adiou uma visita à região que começaria nesta terça-feira, informou a presidência de Israel, em um momento de tensão entre os dois países aliados.

"A embaixada dos Estados Unidos em Israel contactou o escritório do presidente esta manhã para informar que o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, não desembarcaria em Israel hoje (terça-feira)", afirma um comunicado da presidência.

Um diplomata americano em Tel Aviv confirmou a informação à AFP.

"É por uma questão de logística. Teve uma modificação da agenda em Washington e precisa viajar hoje em consultas. Por isto não teve tempo de vir para cá, como queria", disse o diplomata, que pediu anonimato.

A visita foi agendada para o fim do mês, depois da reunião do Quarteto para o Oriente Médio (EUA, ONU, União Europeia e Rússia), que acontecerá na sexta-feira em Moscou.

Mitchell visitaria esta semana Israel e Cisjordânia, para tentar dar início a negociações indiretas entre israelenses e palestinos.

As relações entre Israel e Estados Unidos passam por uma crise diplomática desde que, na semana passada, o Estado hebreu anunciou em plena visita do vice-presidente americano, Joe Biden, a intenção de construir 1.600 casas em um assentamento de Jerusalém Oriental.

Esta parte da cidade foi anexada por Israel em 1967, mas nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,28
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host