UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 23h34

Conferência sobre Haiti propõe quase US$ 4 bi para reconstrução

A conferência preparatória para a Cúpula Mundial sobre o Haiti terminou nesta quarta-feira, na República Dominicana, com a proposta de se conceder quase 4 bilhões de dólares à reconstrução do país.

"Os países contribuintes e os organismos multilaterais aprovaram hoje um fundo de 3,8 bilhões de dólares para ser entregue ao governo do Haiti em um período de 18 meses", informou o ministro dominicano da Economia, Temístocles Montás.

Está prevista ainda uma verba de 350 milhões de dólares para apoiar o orçamento do Estado haitiano, disse o ministro ao final da conferência.

Segundo Montás, será necessário "comprovar a situação e a evolução acelerada da gestão financeira pública", e estabelecer mecanismos "de acompanhamento dos processos de prestação de contas" na reconstrução do Haiti.

O ministro reforçou a necessidade de haver um "monitoramento sistemático e independente (...) sobre a execução e os gastos".

O Haiti precisa restaurar as "funções básicas econômicas e financeiras nos principais organismos econômicos" do país, concluiu Montás.

O encontro em Santo Domingo reuniu 28 países e várias entidades multilaterais.

O terremoto de 12 de janeiro passado deixou mais de 222 mil mortos e destruiu a economia do país mais pobre do continente americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host