UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 16h35

Destituição de ministro da Justiça peruano não satisfaz oposição

A decisão do presidente peruano, Alan García, de destituir o ministro da Justiça que concedeu indulto a um empresário de TV, deixou insatisfeita a oposição política, que teme a volta de práticas de corrupção e possíveis cortes da liberdade de imprensa.

Porta-vozes do Partido Nacionalista, de esquerda, e da conservadora Unidade Nacional (UN), pediram explicações ao presidente sobre o indulto concedido em dezembro e anulado no último sábado, a José Enrique Crousillat, ex-dono da América TV, a rede de televisão mais importante do país.

O caso gerou uma tempestade política no Peru, que terminou com a decisão de García, na terça-feira, de destituir Aurelio Pastor do ministério da Justiça. Pastor se negava a apresentar o pedido de demissão.

Segundo o congressista Raúl Castro (UN), "o moribundo" Crousillat, a quem Garcia concedeu o indulto por questões de saúde, tornou-se, depois, "um tigre que passeava por praias e restaurantes".

"Aparentemente foi negociado um indulto com a finalidade de recuperar a América TV", que agora pertence ao grupo Plural, formado pelos jornais El Comercio e La República, o que afetaria a liberdade de imprensa, afirmou a emissora RPP.

A parlamentar nacionalista Marisol Espinoza advertiu que Crousillat "não é um adoentado, e sim um seguidor da máfia fuji-montesinista", em alusão à rede de corrupção formada por Vladimiro Montesinos, ex-braço direito no governo de Alberto Fujimori (1990-2000).

Para Espinoza, existem indícios de que o governo está abrindo as portas para a volta dos setores vinculados a Montesinos e Fujimori, este último condenado a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos.

Por isso, ambos os congressistas afirmaram que há um "fundo político" no indulto e exigiram que sejam realizadas investigações para esclarecer as verdadeiras razões da concessão do benefício, defendida pelo ex-ministro.

Após obter o indulto, Crousillat entrou na justiça numa cidade do norte do Peru para tentar recuperar a propriedade da América TV, mas seu pedido foi negado. Agora, é procurado pela polícia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host