UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 20h25

Interromper programa nuclear iraniano é prioridade máxima para Obama

O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que interromper o programa nuclear iraniano é uma de suas "maiores prioridades" e alertou para uma perigosa corrida armamentista no Oriente Médio se o Teerã conseguir desenvolver uma bomba atômica.

Obama prometeu buscar sanções internacionais "agressivas" contra o Irã, acusando o governo de Teerã de estar mais preocupado em oprimir seu povo do que em buscar uma solução para a questão nuclear iraniana por meio da diplomacia.

"Esta é uma de nossas maiores prioridades: garantir que o Irã não desenvolva uma arma nuclear", disse o presidente em entrevista ao canal de notícias Fox News.

"Por isso, tenho trabalhado tanto para conseguir mobilizar a comunidade internacional para isolar o Irã", acrescentou.

"Mas como temos visto, o governo iraniano tem estado mais preocupado em evitar que seu povo exerça a democracia e os direitos humanos do que em tentar resolver este problema diplomaticamente", destacou.

Obama garantiu que todas as opções estão sobre a mesa, em aparente referência ao recurso de uma ação militar, se a diplomacia fracassar, mas prometeu insistir em uma solução pacífica para a crise.

"É um problema difícil, mas é um problema que precisamos resolver porque se o Irã obtiver uma arma nuclear, então potencialmente pode haver uma corrida de armas atômicas em todo o Oriente Médio", advertiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host