UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 19h39

Menino britânico sequestrado no Paquistão teve resgate pago

Um menino britânico de cinco anos, sequestrado durante uma viagem de família ao Paquistão, e libertado esta semana, teve o resgate pago em Paris, informou a polícia espanhola nesta quarta-feira, quando anunciou a prisão de cinco pessoas envolvidas no caso.

Segundo as autoridades, um homem paquistanês e uma mulher romena que viajaram para a capital francesa para receber o resgate de 100 mil libras (121 mil euros), levados pelo tio do menino, foram detidos na segunda-feira na cidade de Constanti, nordeste da Espanha.

Um terceiro paquistanês também foi detido em Constanti, e a polícia francesa prendeu ainda dois familiares do homem que viajou a Paris por cumplicidade. Eles deram abrigo para o casal na capital francesa.

As autoridades fizeram as prisões ao serem informadas que Sahil Saeed tinha sido libertado no Paquistão e estava em segurança, disse o chefe da unidade de crimes violentos e econômicos da polícia espanhola, comandante Serafin Castro.

"Por razões óbvias, não pudemos agir antes, mas os suspeitos foram monitorados o tempo todo", contou Castro durante entrevista coletiva, em Madri.

Usando um telefone celular, o casal detido na Espanha ordenou ao tio do menino que deixasse uma mochila com o dinheiro do resgate numa calçada no centro de Paris. Em seguida, disse o policial, os dois foram pegar a mochila.

Depois, eles seguiram de carro para um flat em Constanti, que tem grande colônia paquistanesa, onde o terceiro suspeito detido na Espanha os ajudou a retirar o dinheiro de dentro do carro.

A polícia encontrou cerca de 104 libras e outros 3 mil euros no apartamento, bem como vários telefones celulares, inclusive um que foi usado para fazer as ligações para o pai do menino, em Paris, e um computador novo.

No Paquistão, a polícia informou que os sequestradores libertaram Saeed em um campo na terça-feira, permitindo que as autoridades o recuperassem, mas nenhuma prisão foi feita.

O menino foi levado da casa de sua avó, na cidade de Jhelum, 100 km ao sul de Islamabad, nas primeiras horas de 4 de março, quando se preparava para viajar com o pai de volta para a Grã-Bretanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host