UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 16h53

Morales afirma que mascar folha de coca deixa pessoas 'mais inteligentes'

O presidente boliviano, Evo Morales, convidou nesta quarta-feira os membros da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) das Nações Unidas a irem à Bolívia para mascar folhas de coca, porque assim se tornarão "mais inteligentes e sadios".

Morales acrescentou: "Todos os que mascam sabem que a coca é medicina e alimento".

O presidente reagiu desta maneira a uma solicitação feita pela JIFE, que afirma que a Bolívia deve educar seus cidadãos para que evitem mascar a folha de coca, uma prática ancestral do país e que se estende ao Peru, Equador e ao norte argentino.

Morales, um líder dos cultivadores de coca, discordou da posição do organismo das Nações Unidas, durante um discurso público realizado no povoado agrícola de Caranavi, ao norte de La Paz.

A posição da JIFE - segundo explicações na Bolívia - se sustenta na Convenção de Viena de 1961, que obriga o país sul-americano a erradicar toda a coca por considerá-la uma droga, mesmo em seu estado natural, e a eliminar a prática de mascar a planta.

Depois acrescentou, em referência ao pedido da JIFE: "É impossível que eu lhes diga (aos bolivianos) que não masquem coca; mas sim, masquem coca".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host