UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 16h28

Papa se diz profundamente preocupado com os escândalos

Em sua audiência geral das quartas-feiras na Praça de São Pedro, falando em inglês, o Papa Bento XVI se disse profundamente preocupado com os escândalos que abalam a Igreja.

Segundo ele, a Igreja irlandesa foi "severamente abalada" pela crise pelo que "peço para que todos leiam a carta que estou enviando ao país com o coração aberto e o espírito da fé. Minha esperança é de que ela ajudará no arrependimento, na cura e na renovação", afirmou.

"Em sinal de minha profunda preocupação, escrevi uma Carta Pastoral que aborda essa dolorosa situação. Vou assiná-la na sexta-feira, dia em que se celebra São José", indicou.

O pontífice destacou que, neste dia 17 de março, dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, gostaria de saudar de forma "muito especial" os fiéis e peregrinos vindos do país.

Um relatório oficial concluiu, em novembro passado, após três anos de investigações, que os mais altos membros da arquidiocese de Dublin protegeram os autores dos abusos e não os entregaram à polícia durante mais de três décadas.

Segundo a Igreja Católica da Irlanda, mais de 100 padres e membros de ordens religiosas da arquidiocese de Dublin foram acusados de molestar 15 mil crianças desde 1940.

O primaz da Irlanda, que está no centro da polêmica por ter ocultado esses atos cometidos contra menores, pediu perdão nesta quarta-feira e se declarou "envergonhado" por não ter defendido os valores que apregoa.

Segundo a Igreja Católica, o hoje cardeal Sean Brady participou das duas reuniões de 1975 quando era padre. Nessas reuniões, duas supostas vítimas "assinaram compromissos prometendo respeitar a confidencialidade das informações".

"Quero dizer a todos os que sofreram por meus erros que peço desculpas com todo o coração", disse o cardeal Brady na homilia pronunciada na catedral de Armagh (Irlanda do Norte) no dia do santo padroeiro da Irlanda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host