UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 15h40

Saída de países da zona do euro é ideia absurda, diz Trichet

A eventual saída da zona do euro por parte dos países que não cumpriram suas obrigações é uma "hipótese absurda", reiterou o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, enquanto Berlim estuda essa possibilidade "como último recurso".

Ouvido pela revista francesa Le Point sobre a possibilidade de um país que não tenha meios de cumprir suas obrigações abandonar a zona do euro, Jean-Claude Trichet respondeu, antes de ser divulgada a posição da Alemanha: "sempre disse que não comento hipóteses absurdas".

"Entrar na zona do euro é uma decisão capital. Não é uma parceria qualquer. Trata-se de repartir um destino comum com outros países", completou, em entrevista realizada na segunda-feira e que será publicada na edição de quinta-feira da revista.

A chanceler alemã, Angela Merkel, pronunciou-se nesta quarta-feira a favor da possibilidade de excluir "como último recurso" um Estado que "não cumpra as condições" da zona do euro.

Por outro lado, o presidente do BCE felicitou as medidas "muito importantes, necessárias, convincentes e valentes" da Grécia de reduzir seu déficit público, como foi pedido pela União Europeia.

"A esta altura, não tenho nenhuma razão para duvidar da solidez de outros países da zona do euro desde o momento em que aplicam rigorosamente seus respectivos programas de estabilidade", assegurou. "Cada um está determinado a resolver a situação de suas contas públicas", completou.

Em relação ao projeto controverso de criar um Fundo Monetário Europeu, defendido pela Alemanha para ajudar os países europeus que enfrentam, como a Grécia, graves problemas de financiamento, Trichet afirmou que "as ações de um fundo deste tipo teriam de ser estritamente enquadradas de forma a limitar sua ação a ameaças graves e precisas".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h09

    0,93
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h12

    -1,99
    61.391,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host