UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 16h38

Zapatero e Sarkozy querem redobrar combate ao ETA

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, conversaram nesta quarta feira por telefone e concordaram em redobrar os esforços contra o ETA depois da morte de um policial francês perto de Paris, disse à AFP um porta-voz do presidente do governo espanhol.

Zapatero "ligou ao meio-dia para o presidente Sarkozy para oferecer suas condolências e sua solidariedade depois do assassinato do policial francês" em um tiroteio com supostos membros da organização separatista basca, afirmou a mesma fonte.

Os dois presidentes "analisaram a situação da luta contra o ETA e concordaram em redobrar esforços para erradicar a mácula do terrorismo do grupo ETA".

Zapatero agradeceu a colaboração que a França presta permanentemente na luta contra o ETA, completou o porta-voz.

O chefe do governo espanhol enviou à tarde telegramas de condolências ao presidente Sarkozy e à viúva do policial assassinado, Jean-Serge Nérin. "Hoje, a Espanha chora (a morte do policial) como se ele fosse um membro de nossos próprios corpos de segurança", escreveu Zapatero no telegrama ao qual a AFP teve acesso.

"Em meu nome e do governo espanhol, peço que aceitem as nossas mais sentidas condolências pelo vil assassinato de seu marido", afirma o telegrama.

"Nesses momentos de profunda dor, gostaria de transmitir a você, a seus filhos, a sua família e amigos, toda a solidariedade e o afeto do povo e do governo da Espanha", completou.

Pela manhã, Zapatero tinha condenado a morte do policial francês, denunciando uma "ação criminal do grupo terrorista ETA", em uma breve aparição diante da imprensa.

Trata-se da primeira morte de um policial francês atribuída ao ETA, declarou a justiça francesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h00

    -0,15
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h00

    0,91
    63.235,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host