UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 15h18

Celso Amorim levará à Síria mensagem de Lula de paz no Oriente Médio

A pedido do presidente Luiz Ignacio Lula da Silva, no encerramento de sua visita ao Oriente Médio, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viajou ainda nesta quinta-feira à Síria para levar uma mensagem ao país, não revelada por Lula - mas que seria para mostrar a vontade do Brasil em contar com os sírios na busca pela paz na região.

"A Síria é um ator importante, com influência e visão no processo" de paz do Oriente Médio, disse Amorim, ao ser ouvido pela imprensa sobre a viagem a Damasco.

Lula também justificou essa missão, ao explicar que convidou o presidente sírio, Bachar al Assad, a visitar Brasil este ano, devido ao fato de "a Síria ser peça importante tanto no conflito quanto numa solução de paz no Oriente Médio".

"Os Estados Unidos entenderam isso, que o sírios têm importância, e voltaram a nomear um embaixador no país", disse ele.

Falando em Amã, na Jordânia, o presidente voltou a afirmar que o Brasil tem capacidade de ser ator de destaque no processo de paz na região e aproveitou para defender uma reforma nas Nações Unidas, alegando que o organismo deveria ser o principal mediador da paz no Oriente Médio.

O presidente disse, também, que o Brasil manterá sua posição de diálogo com o Irã, apesar da controvérsia em torno desta relação.

Lula visitará o Irã no próximo mês de maio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h09

    0,26
    3,288
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h16

    -0,63
    62.856,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host