UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 07h18

Grécia quer decisão na próxima semana sobre ajuda europeia

O primeiro-ministro grego Georges Papandreou pediu nesta quinta-feira que a União Europeia chegue a um acordo na próxima semana sobre um mecanismo de ajuda financeira a seu país, durante um encontro dos líderes do bloco.

Um projeto de mecanismo de ajuda à Grécia já está sobre a mesa "e acho que há uma oportunidade de tomar uma decisão na próxima semana durante a cúpula" dos chefes de Estado e de governo, nos dias 25 e 26 de março, declarou em Bruxelas.

"Este é um tema no qual podemos esperar que a União Europeia possa estar à altura das expectativas" e dos "desafios" que o bloco enfrenta, acrescentou durante uma entrevista coletiva à imprensa no Parlamento Europeu.

"É uma oportunidade que não deveríamos perder", alertou, enquanto que a Alemanha permanece muito reticente em ajudar a Grécia, que enfrenta uma crise orçamentária histórica.

Papandreou ameaça recorrer ao Fundo Monetário Internacional, o que seria visto pela maior parte de seus parceiros da Zona do Euro como uma declaração de fracasso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host