UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 06h43

Hillary Clinton chega a Moscou

A secretária de Estado americana Hillary Clinton chegou nesta quinta-feira a Moscou para se reunir com seu colega russo, Serguei Lavrov, para abordar a questão do desarmamento nuclear e para assistir a uma reunião do Quarteto para o Oriente Médio, constatou um jornalista da AFP.

Durante o encontro com o chefe da diplomacia russa, Hillary discutirá o novo tratado de desarmamento nuclear que está sendo negociado e deve suceder o START 1, assinado em 1991 e que chegou ao fim em 5 de dezembro de 2009.

Há mais de seis meses, negociadores americanos e russos se reúnem regularmente em Genebra para elaborar o novo documento, a pedra angular do "relançamento" desejado pelos presidentes Barack Obama e Dmitri Medvedev, depois de anos de "paz fria" durante o governo de George W. Bush.

O motivo oficial da visita de dois dias à Rússia de Hillary Clinton é a reunião de Moscou do Quarteto para o Oriente Médio, que deverá simbolizar o apoio internacional a um processo de paz, em meio a um súbito esfriamento das relações entre israelenses e americanos.

A secretária de Estado e seu colega russo se reunirão com os outros representantes do Quarteto -a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon- em um jantar na noite desta quinta-feira, antes de novas reuniões na sexta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host