UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 15h53

Mulher acusada de terrorismo nos EUA proclama inocência

Uma americana apelidada de JihadJane, acusada nos Estados Unidos de recrutar terroristas, declarou-se inocente nesta quinta-feira, ante uma corte federal da Filadélfia (leste).

Residente no estado da Pensilvânia, Coleen LaRose, de 46 anos, é acusada de "conspiração por fornecer ajuda material a terroristas".

Segundo a promotoria, LaRose, além de outras atividades, também teria arrecadado dinheiro e, afirmando que "apenas a morte a deterá", planejou o asassinato do caricaturista sueco Lars Vilks, acusado pelos muçulmanos de tê-los ofendido por uma charge de Maomé, de 2007.

O julgamento foi marcado para a partir do dia 3 de maio, com a ré podendo pegar prisão perpétua, se considerada culpada.

A mulher loura e de baixa estatura sorriu e se mostrou relaxada durante a audiência de menos de dez minutos na qual foi lida a ata de acusação.

Nascida em 1963, LaRose viveu no Texas antes de mudar-se para a Filadélfia. É divorciada e não trabalha. Ela é acusada, também, de recrutar mulheres "com passaporte e a possibilidade de viajar à Europa para contribuir com a Jihad".

Também foi acusada de roubar um passaporte americano para ser utilizado em um ataque terrorista.

A promotoria garante que ela recebeu duas mensagens, em março de 2009, de um indivíduo do sudeste asiático, que a instruiu a assassinar o caricaturista sueco.

"Mate-o, é isso que digo", dizia a mensagem. "Mate-o de forma que todos os Kufar (não muçulmanos) do mundo fiquem assustados".

"Vou fazer disto meu objetivo até conquistá-lo ou morrer tentando", respondeu supostamente LaRose. A americana se identificava na internet como "FatimaLaRose" e "JihadJane".

Sua página no site de socialização MySpace, apresentada sob o pseudônimo "JihadJane", relata sua conversão ao Islã.

Nos Estados Unidos, o caso é considerado um sinal alarmante do aparecimento de ativistas islâmicos não oriundos de comunidades de imigrantes muçulmanos, e nascidos no próprio país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host