UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 08h28

'Otan russa' e ONU assinam declaração de cooperação

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (ODKB), bloco militar liderado pela Rússia, e a ONU assinaram nesta quinta-feira a sua primeira declaração de cooperação, constatou uma jornalista da AFP.

O texto, assinado pelo secretário-geral da ONU Ban Ki-moon e seu colega da ODKB Nikolai Bordiuja, prevê a cooperação nos domínios "da mediação de conflitos, da luta contra o terrorismo, da criminalidade transnacional, do tráfico de armas e da gestão de situações de urgência".

Bordiuja explicou em uma entrevista concedida à imprensa russa nesta quinta-feira que os países membros da Organização (Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tadjiquistão) poderão agir fora de seus territórios.

"Poderão agir por meio do envio, a pedido da ONU, de forças de manutenção da paz fora da zona do Tratado de Segurança Coletiva, por exemplo, na África", disse em uma entrevista ao jornal Vremia Novostei, divulgada nesta quinta-feira.

A assinatura da declaração "é um reconhecimento da autoridade de nossa organização, de sua capacidade de dar a sua contribuição para garantir a segurança mundial", disse à agência Interfax.

Seis dos sete membros da ODKB (à exceção do Uzbequistão) criaram em 2009 uma força de reação rápida para lutar contra o extremismo, o terrorismo e o tráfico de drogas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host