UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 16h09

Barroso pede decisão rápida da UE sobre ajuda à Grécia

O presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso exortou nesta sexta-feira os dirigentes de todos os países da UE a aprovarem "desde que seja possível" a criação de um mecanismo de ajuda financeira à Grécia que será utilizado caso seja necessário.

"Peço aos dirigentes da UE que cheguem a um acordo sobre este instrumento desde que seja possível", disse em uma entrevista concedida aos jornalistas.

"Não podemos prolongar por muito tempo a situação atual", acrescentou.

Com essa declaração, Barroso lança um apelo implícito à chanceler alemã Angela Merkel, que ainda hesita em aprovar um mecanismo de ajuda financeira à Grécia, antes da reunião entre os chefes de Estado e de Governo europeus na quinta e na sexta-feira da semana que vem em Bruxelas.

A Comissão "está preparada para propor um mecanismo de ajuda" à Grécia, que será "constituído de um sistema de empréstimos bilaterais coordenados", ressaltou Barroso.

Os ministros das Finanças da Zona do Euro chegaram a um acordo sobre os principais pontos do plano na segunda-feira.

Mas esse mecanismo inédito na história da Zona do Euro deve ainda ser submetido a uma validação política dos chefes de Estado e de Governo europeus para poder ser utilizado no momento oportuno, e da chanceler alemã, que se recusa hoje a pagar pelos problemas orçamentários da Grécia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host