UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 17h32

EUA: votação da reforma na saúde é histórica, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou nesta sexta-feira de "histórica" a votação do plano de reforma da saúde no Congresso, prevista para este domingo.

"Em poucos dias, com uma votação histórica, estará concluída uma luta de um século" em favor dos americanos, declarou Obama durante uma reunião pública a que compareceram 8.500 pessoas na universidade de George-Mason de Fairfax (Virgínia, leste do país), a 30 km de Washington.

"A alguns quilômetros daqui, o Congresso está nas últimas etapas de um debate decisivo sobre o futuro da segurança médica nos Estados Unidos. É um debate que provocou polêmica não apenas no ano passado, mas durante grande parte do último século", lembrou Obama, afirmando que o ex-presidente americano Theodore Roosevelt, no início do século XX, foi o primeiro a levantar o tema.

"No coração deste debate está a inquietação de saber se seguiremos aceitando um sistema de saúde que trabalha mais para as companhias de seguros médicos que para os americanos. Porque se essa votação fracassar, o setor de seguros seguirá fazendo o que quer", disse o presidente.

"As empresas envolvidas "vão continuar a recusar cobertura de seguros-saúde para as pessoas. Vão continuar a recusar-lhes cuidados, fazendo aumentar seus prêmios em 40%, 50% ou até 60% como fizeram nas últimas semanas", disse o presidente.

O projeto vem enfrentando forte oposição dos republicanos para quem a reforma será muito cara, num momnento em que o país convive com déficits orçamentários significativos.

Os Estados Unidos são a única nação desenvolvida que não possui um sistema de saúde universal.

A maioria da população possui seguro-saúde privado, mas 32 milhões não contam com seguro de nenhum tipo.

Na quinta-feira, Obama desistiu de uma viagem a Ásia, para estar presente em Washington durante a votação final do Congresso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h47

    1,84
    63.816,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host