UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 11h19

Irã desperdiça oportunidade de diálogo e sanções são possíveis

O Irã está desperdiçando uma oportunidade de diálogo com a comunidade internacional e pode chegar a uma situação na qual as sanções sejam inevitáveis, declarou nesta sexta-feira em Moscou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

"Pensamos que (Teerã) deixa passar uma oportunidade de estabelecer um diálogo correto, mutuamente favorável, com base nas propostas que foram feitas", disse Lavrov ao fim de uma reunião do presidente russo Dmitri Medvedev e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Lavrov recordou ainda que a Rússia não se opõe em princípio a sanções contra o Irã por sua política nuclear, suspeita de perseguir objetivos militares.

"Como disse o presidente Medvedev, as sanções funcionam raramente, mas é possível chegar em uma situação na qual sejam inevitáveis. E não descartamos que esta situação possa acontecer em relação ao Irã", disse Lavrov.

"As sanções devem ser inteligentes, não paralisantes, sem impacto humanitário negativo para a população", concluiu Lavrov.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host