UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 00h07

Quarteto para Oriente Médio se reúne em Moscou

O Quarteto para o Oriente Médio se reúne nesta sexta-feira, em Moscou, para relançar o diálogo entre israelenses e palestinos, apesar das tensões após o fracasso das negociações indiretas de paz e da crise de confiança entre Israel e os Estados Unidos.

Integrado por Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Nações Unidas, o Quarteto pretende aportar o apoio destas potências às negociações indiretas entre israelenses e palestinos promovidas por Washington.

O encontro ocorre após a decisão de Israel de construir 1.600 casas em Jerusalém Oriental, o que bloqueou o diálogo e provocou tensão entre Washington e Tel Aviv.

Apesar dos obstáculos, incluindo os disparos de foguetes da Faixa de Gaza que mataram na quinta-feira um agricultor no sul de Israel, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, confia em uma solução negociada.

Em jantar com os demais membros do Quarteto, na noite de hoje, Clinton disse que o grupo vai "relançar as negociações entre israelenses e palestinos para encaminhá-las a uma solução com dois Estados".

"Não ocorreu nada que modifique nosso compromisso para atingir este objetivo (...) no interesse da região e do mundo".

Estados Unidos e Israel atravessam uma crise de confiança após a administração Barack Obama criticar a decisão israelense de construir novas casas no setor oriental anexado de Jerusalém.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ligou hoje para Hillary Clinton, que esperava esclarecimentos de Israel sobre as novas construções em Jerusalém Oriental.

Clinton havia telefonado para Netanyahu, na semana passada, para manifestar seu descontentamento com a decisão de se construir novas casas no leste de Jerusalém.

O emissário americano George Mitchell retornará à região para conversar com Netanyahu e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host