UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 12h38

Sem acordo, funcionários da British Airways decidem entrar em greve a partir de amanhã

As negociações entre a diretoria da British Airways e o sindicato Unite para evitar uma greve dos funcionários de cabine da companhia a partir desta sexta-feira fracassaram, anunciou um dos secretários do sindicato, Tony Woodley.

"Estou decepcionado de dizer a vocês que as negociações fracassaram. A greve começa a partir de meia-noite", declarou Woodley à imprensa.

O conselheiro delegado da British Airways Willie Walsh disse lamentar profundamente a ruptura das negociações e afirmou que a nova oferta da companhia seria retirada com o início da greve.

Walsh e Woodley se reuniram nesta sexta-feira em Londres pelo segundo dia consecutivo para tentar evitar a que será a primeira greve de trabalho da companhia aérea em 13 anos, que afetará milhares de passageiros perto do feriado de Páscoa.

O Unite convocou uma greve em duas fases - três dias a partir de sábado e outros quatro a partir do dia 27 - que terá a adesão de 12.000 tripulantes de cabine da British Airways. A paralisação é um protesto contra os cortes de funcionários e outras medidas de austeridade que a direção busca impor para reduzir o prejuízo da empresa, agravado durante a crise.

A British prevê transportar pelo menos 60% dos passageiros previstos durante os três primeiros dias de greve com a ajuda de mais de 1.000 voluntários e tripulações terceirizadas de outras companhias.

A empresa britânica, que está em meio a um processo de fusão com a companhia espanhola Iberia, já teria perdido mais de 25 milhões de libras (38 milhões de dólares) em cancelamentos e outros planos de contingência em previsão à greve.

Em um anúncio de página inteira publicado nesta sexta-feira na imprensa britânica, a British Airways afirma aos clientes que a greve é "injustificável".

"Temos um número significativo de tripulantes de cabine que não acreditam na greve e continuarão trabalhando. Serão apoiados por muitos voluntários de toda nossa companhia", afirma o texto do anúncio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h10

    -0,21
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h16

    -0,73
    75.419,45
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host