UOL Notícias Notícias
 

21/03/2010 - 10h21

Bloqueio israelense contra Gaza "causa sofrimentos inaceitáveis", afirma secretário-geral da ONU

Raio-x de Israel:

  • Nome oficial: Estado de Israel

    Governo: Democracia Parlamentar

    Capital: Jerusalém

    Divisão administrativa: 6 distritos

    População: 7.233,701

    Idiomas: Hebreu (oficial), árabe (usado oficialmente pela minoria muçulmana) e inglês

    Grupos etnicos: Judeus 76.4%, muçulmanos 16%, árabes cristãos 1.7%, outros cristãos 0.4%, druzes 1.6%, sem especificação 3.9%

    Fonte: CIA World Factbook

O bloqueio israelense contra a Faixa de Gaza "causa sofrimentos humanos inaceitáveis", afirmou neste domingo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante visita ao enclave palestino.

"Disse clara e reiteradamente aos dirigentes de Israel que sua política de bloqueio é insustentável e equivocada", declarou Ban Ki-moon em Khan Yunes, no sul deste território.

Além de "causar sofrimentos à população de Gaza, esta política é contraproducente. Debilita os moderados, e concede poder aos extremistas", declarou.

Já o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou, por sua vez, que a política de construção em Jerusalém é "a mesma de Tel Aviv", reiterando a negativa a congelar a colonização na Cidade Santa.

Antes da sessão semanal do gabinete, Netanyahu reafirmou que "nós continuaremos construindo em Jerusalém, como vimos fazendo há 42 anos".

O secretário-geral da ONU chegou na manhã de domingo a Gaza, como parte de uma visita a Israel e aos territórios palestinos.

Trata-se de sua segunda visita a Gaza desde a ofensiva aérea e terrestre lançada por Israel do dia 27 de dezembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, que devastou o território palestino.

A Faixa de Gaza, um estreito cinturão superpovoado (1,5 milhão de habitantes, 85% dos quais dependem da ajuda internacional), vive sob o embargo israelense desde que o Hamas (acrônimo em árabe do Movimento de Resistência Islâmica palestino) se apoderou de seu controle total em junho de 2007.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,32
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h48

    0,53
    74.840,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host