UOL Notícias Notícias
 
21/03/2010 - 15h46

Principal líder tribal pede a renúncia do presidente Saleh (TV)

SANAA, 21 Mar 2011 (AFP) -O líder tribal mais importante do Iêmen, o xeque Sadek al Ahmar, pediu nesta segunda-feira a renúncia do presidente Ali Abdullah Saleh, em entrevista ao canal Al-Jazeera.

"Anuncio em nome de todos os membros de minha tribo que me uno à revolução", afirmou Ahmar, que pediu ao presidente que "evite o derramamento de sangue no Iêmen e renuncie ao cargo".

Mais cedo, o governador de Aden, a segunda maior cidade do Iêmen, Ahmad Qaatabi, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, em um momento de muitas demissões no país.

Aden está na vanguarda dos protestos contra o presidente Ali Abdullah Saleh, no poder há 32 anos. Várias pessoas morreram nesta cidade em ataques das forças de segurança desde o início das manifestações, no fim de janeiro.

As renúncias de autoridades do regime do presidente Saleh aumentaram após a morte de 52 manifestantes na sexta-feira em Sanaa.

Nesta segunda-feira, dezenas de oficiais do Exército iemenita se uniram aos protestos contra o regime, segundo os manifestantes reunidos na Universidade de Sanaa.

O chefe de Estado destituiu o governo no domingo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host