UOL Notícias Notícias
 

22/03/2010 - 15h08

CITES continua protegendo elefantes contra caça ilegal

A conferência da CITES decidiu nesta segunda-feira manter sua estrita proibição ao comércio do marfim dos elefantes, vítimas da caça clandestina, negando as solicitações da Tanzânia e da Zâmbia de que reduzisse as regras regidas sobre as populações dos animais.

Segundo Kenia, líder de uma coalizão de 23 países africanos que se opõem à revogação da decisão, o melhor é "não falar mais dos elefantes na CITES até 2018", dado que uma moratória, que entrou em vigor desde 2008, proíbe a venda de marfim durante nove anos".

Nesta segunda-feira, uma semana depois da Tanzânia, a Zâmbia também recebeu uma resposta negativa quanto à modificação da classificação de sua população de elefantes, feita pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES).

Entretanto, os dois países africanos poderão tentar reiniciar as discussões durante as sessões plenárias, na quarta e sexta-feira.

A Tanzânia (100.600 elefantes) e a Zâmbia (27.000) pedem à CITES o direito de vender 80,6 toneladas e 21,7 toneladas de marfim "legal, respectivamente, procedentes da morte regular ou da mortalidade natural dos animais.

Também solicitam a retirada de seus elefantes da classificação, alegando o "bom estado" de suas populações.

Desde 1989, todos os elefantes da África estão inscritos no Anexo I da CITES, que proíbe as exportações, com exceção de quatro países do Anexo II (comércio sob controle), África do Sul, Zimbábue, Botsuana e Namíbia.

Segundo a Tanzânia, a venda de 80,6 toneladas de marfim resultaria no lucro de 20 milhões de dólares, uma soma que seria utilzada para lutar pela defesa dos elefantes.

"Isso representa quatro anos de nosso orçamento de proteção", afirmou o representante do ministério de Recursos Naturais, Stanslaus Komba, que lamentou que um país como o seu, "sentado sobre um tesouro", precise se abster da utilização de seus recursos naturais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    0,46
    3,161
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h59

    -0,38
    68.332,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host