UOL Notícias Notícias
 

22/03/2010 - 16h13

Sarkozy reformula governo após derrota da direita na França

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, promoveu nesta segunda-feira uma reformulação no governo após a derrota da direita governante nas eleições regionais de domingo, afastando um de seus principais ministros, o titular da pasta do Trabalho. A informação foi divulgada pela presidência.

O ministro do Trabalho, Xavier Darcos, foi afastado do governo, que continuará sendo liderado por François Fillon. Este se reuniu duas vezes nesta segunda-feira com Sarkozy para definir as mudanças de gabinete.

Para o lugar de Darcos foi nomeado Eric Woerth, até agora ministro do Orçamento, segundo um comunicado do Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

François Baroin, um deputado próximo ao ex-presidente francês Jacques Chirac, foi designado ministro do Orçamento, segundo as mesmas fontes.

Em outro comunicado, o Eliseu anunciou que o presidente Sarkozy fará uma declaração à imprensa na quarta-feira no final do conselho semanal de ministros.

Na terça-feira, o presidente Sarkozy participará ao lado do presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, do funeral do policial francês assassinado na semana passada por um comando da organização separatista basca ETA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host