UOL Notícias Notícias
 

23/03/2010 - 17h26

Ex-ditador uruguaio ouve a condenação em cadeira de rodas e com balão de oxigênio

O ex-ditador uruguaio Juan Bordaberry, de 81 anos, recebeu em cadeira de rodas e ligado a um balão de oxigênio a notificação da condenação a 30 anos de prisão por atentado contra a Constituição e violações dos direitos humanos, informaram advogados que atuaram no caso, nesta terça-feira.

Bordaberry, que exerceu o poder entre 1973 e 1976 e que cumpre prisão domiciliar desde 2006 devido ao estado de saúde delicado, foi levado de ambulância à magistrada Mariana Mota, que preside o caso.

A imprensa não teve acesso ao ex-ditador, que chegou acompanhado de vários de seus filhos. "Vi-o na cadeira de rodas e com um tubo", disse à imprensa Hebe Martínez Burlé, a advogada de acusação do caso.

"Ao entrar no lobby do juizado para chegar ao elevador, há uma das portas que não abre, e por isso não foi possível que ele passasse por ali", relatou Martínez Burlé.

"Efetivamente, não pôde ingressar no local e, por isso, desceram para ler a sentença", disse à AFP o advogado de defesa de Bordaberry, Gastón Chávez.

Martínez Burlé qualificou como "memorável" a sentença contra Bordaberry, em particular a condenação pelo golpe de Estado de 1973. Mas, entre os crimes pelos quais é acusado, o "atentado contra a Constituição é o mais importante", afirmou.

"Hoje a justiça foi feita", acrescentou Burlé, que acredita que "a partir deste momento, o Sr. Bordaberry deve ser tratado como réu no processo contra o Estado".

Chavéz afirmou que apelará da sentença. "Temos dez dias úteis para apresentar nossa apelação".

Com a apresentação de atestados médicos, a defesa de Bordaberry havia pedido que ele fosse notificado em casa.

O informe forense indicou que Bordaberry sofre, entre outras doenças, de fibrose pulmonar e câncer de bexiga e, por isso, "seu transporte (ao juizado) seria inconveniente, exceto nas circunstâncias sugeridas pelos médicos", ou seja, em cadeira de rodas e com oxigênio.

Apesar disso, a juíza Mota decidiu que ele fosse levado à sede judicial nesta terça-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host