UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 11h49

Hillary inicia diálogo em "novo dia" para as relações com Paquistão

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, iniciou nesta quarta-feira conversações de alto nível com o Paquistão, ao anunciar que um "novo dia" começou nas relações historicamente tensas entre os dois países.

Ao destacar as ações cada vez maiores do Paquistão contra o extremismo islâmico, Hillary pediu apoio completo para o país, e afirmou "sua luta é nossa lucha".

No entanto, também recordou que Estados Unidos e Paquistão tiveram seus mal-entendidos e discórdias no passado".

"Com certeza teremos mais divergências no futuro, como acontece entre amigos, ou, com toda sinceridade, entre membros de uma mesma família", acrescentou.

"Mas este é um novo dia. Ano passado, o governo de Obama mostrou com palavras e fatos uma aproximação e uma atitude diferentes com o Paquistão", disse.

Já o ministro paquistanês das Relações Exteriores, Shah Mehmud Qureishi, defendeu uma atuação "construtiva" dos Estados Unidos no conflito entre Paquistão e Índia na Caxemira.

O ministro, que discursou ao lado de Hillary Clinton no início de um "diálogo estratégico" em Washington, prometeu que o Paquistão apoiará a luta antiterrorista, mas destacou que seu país também tem pedidos a formular.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host