UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 14h31

Insulza reeleito à frente da OEA para novo período de cinco anos

O chileno José Miguel Insulza foi reeleito nesta quarta-feira secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) para um novo mandato de cinco anos.

Em uma decisão que não causou surpresa, Insulza foi reeleito por 33 dos 35 membros ativos da organização - Honduras e Cuba não têm representação - em Assembleia Geral extraordinária realizada na sede de Washington. Não havia candidato rival.

"Com a OEA, seguiremos lutando pela defesa da democracia representativa que ganhamos com tanto esforço" no continente, disse o político veterano logo depois que ficou sabendo da decisão.

Insulza, advogado de 66 anos, iniciou sua gestão na OEA em maio de 2005, e assumirá seu novo mandato em 26 de maio.

Para a nova gestão, Insulza disse que trabalhará por uma OEA mais flexível que possa evitar crises como a ocorrida em Honduras com o golpe de Estado de junho do ano passado.

Antes de ser eleito, as delegações de Venezuela, Bolívia e Nicarágua afirmaram que apoiavam Insulza, mas com condições.

A ministra boliviana da Transparência Institucional, Nardy Suxo, declarou que seu país "se absteria de emitir seu voto", mas em "reconhecimento à gestão" de Insulza, não se opôs a que ele fosse eleito por aclamação.

O representante da Venezuela, Roy Chaderton, declarou que a OEA pode estar ficando "irrelevante" por não ouvir as opiniões de "democracias dissidentes", e o nicaraguense Denis Moncada pediu que a organização deixe de ser um "instrumento do império".

O chanceler chileno, Alfredo Moreno, pediu que todos trabalhassem "sem parar por uma instituição mais relevante" e que fizessem um esforço para revitalizá-la nessa nova etapa.

Além de Moreno, participaram da Assembleia Geral extraordinária os chanceleres de Paraguai, Granada e Suriname.

Segundo os regulamentos da OEA, este será o último mandato de Insulza, já que o secretário-geral pode ser reeleito apenas uma vez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host