UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 06h20

Militares enfrentam grupos armados no sul do México

Grupos de homens armados enfrentaram, em vários tiroteios, militares mexicanos na terça-feira em uma cidade do estado de Oaxaca, sul do país, em ataques que deixaram nove mortos.

Os tiroteios começaram à tarde em diversos bairros e ruas do centro da cidade de Tuxtepec. Nove pessoas morreram e várias ficaram feridos, segundo a polícia municipal.

As primeiras trocas de tiros envolveram grupos armados rivais. Mais tarde, criminosos abriram fogo contra os militares, que responderam. Dois soldados faleceram nos confrontos, de acordo com testemunhas.

"As lojas fecharam, os moradores se esconderam dentro de casas, lojas ou prédios públicos com medo dos tiros", afirmou um policial, que pediu para não ser identificado.

O prefeito de Tuxtepec (150.000 habitantes), Gustavo Pacheco, confirmou os confrontos entre os grupos armados e os militares, mas não divulgou um balanço de vítimas fatais.

O governo mexicano mobilizou quase 50.000 soldados contra o crime organizado, em especial contra os cárteis das drogas, responsáveis por mais de 15.000 homicídios nos últimos três anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host