UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 11h20

Mulheres devem se exercitar pelo menos 1 hora por dia para ficar em forma

As mulheres de meia idade e que gozam de boa saúde devem realizar pelo menos uma hora diáira de atividade física para se manter em forma, revela um estudo publicado nesta quarta-feira, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi realizada de 1992 a 2007 com uma mostra de 34.079 americanas de uma média de 54 anos e com uma dieta alimentar normal.

No início da pesquisa e ao longo dos anos, estas mulheres comunicaram aos pesquisadores suas atividades físicas e seu peso.

Os autores do estudo analisaram a atividade física e a mudança de peso das mulheres a cada três anos em média.

Entre as mulheres que tiveram alimentação normal, a atividade física se associou a um menor aumento de peso ao longo dos 13 anos que durou o estudo, principalmente entre as que tinham uma cintura normal no início do estudo, enfatizam os autores desta pesquisa do hospital Brigham and Women e da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard em Boston (Massachusetts, nordeste).

O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).

As mulheres engordaram 2,6 kg em média durante o estudo.

"Houve uma interação importante entre o índice de massa corporal (o IMC equivale ao peso dividido pelo quadrado da altura da pessoa) e o grau de atividade física nas mulhres com um IMC inferior a 25", enfatizaram os investigadores.

Em compensação, esta relação de causa e efeito não se deu entre os participantes cujo IMC era superior a 25.

No total, 4.540 mulheres (13,3%) do conjunto e cujo IMC era inferior a 25 no início do estudo conseguiram manter um aumento de peso inferior a 2,3 quilos ao longo de todo o estudo.

A duração das atividades físicas de média intensidade durante esse período foi de 21,5 horas por semana, ou seja, cerca de 60 minutos diários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host