UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 16h42

Polícia encontra gigantesca plantação subterrânea de maconha na Polônia

A polícia polonesa anunciou nesta quarta-feira ter descoberto no oeste da Polônia uma gigantesca plantação subterrânea de maconha, equipada com instalações ultramodernas e escondidas, disfarçadas em grande lavanderia.

"Num local especialmente construído para este fim numa pequena cidade perto de Kornik, os policiais observaram 10.000 plantas em diferentes estágios de crescimento, com algumas de até 1,5 metro. A polícia apreendeu 150 quilos de folhas secas e 40 pacotes de maconha de um quilo cada", precisou o comissariado.

O acesso aos laboratórios e às alas subterrâneas, numa extensão de 1.000 m2, era feito por um alçapão totalmente camuflado. A administração era automatizada e informatizada, com as plantas crescendo com a ajuda da luz artificial de centenas de lâmpadas.

A policia usou um cão treinado para chegar até lá. "Nossos homens afirmam que nunca viram coisa parecida, o que está além da imaginação de qualquer um", declarou à AFP Andrzej Borowiak, porta-voz da delegacia de Poznan (oeste). "Comprova que grupos criminosos estavam prontos para investir enormes somas de dinheiro neste mercado", acrescentou.

Os policiais detiveram no local nove homens com idades entre 24 e 47 anos, e o proprietário da casa, que podem pegar, cada um, pelo menos três anos de prisão.

A polícia estima que a plantação funcionava desde setembro. No site policja.pl, pode-se ver, em vídeo, a ampla instalação subterrânea.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    0,14
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h36

    1,79
    63.786,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host