UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 21h19

Rússia e EUA chegam a acordo sobre documentos de novo START

Rússia e Estados Unidos chegaram a "um acordo sobre todos os documentos" a assinar para um novo tratado de desarmamento nuclear que deve suceder o START 1, disse nesta quarta-feira uma fonte do Kremlin.

"Chegamos a um acordo sobre todos os documentos que devem ser assinados", declarou à AFP a fonte do Kremlin, que pediu para ter sua identidade preservada, antecipando que o novo tratado poderia ser oficialmente assinado em Praga.

Mais cedo, um alto funcionário americano havia confirmado, em Washington, que a Casa Branca esteve em contato com as autoridades tchecas e russas para permitir que a assinatura do tratado ocorra em Praga, embora não tenha dado uma data para a cerimônia.

Mikhail Marguelov, presidente do comitê de assuntos internacionais do Conselho da Federação (Câmara baixa do Parlamento russo), declarou, por sua vez, que "o texto está preparado".

"Começamos a refletir sobre como levar adiante o processo de ratificação", que se seguirá à assinatura do tratado pelos presidentes russo, Dimitri Medvedev, e americano, Barack Obama, acrescentou, em declarações à rádio Eco de Moscou.

Em Washington, um alto funcionário americano disse, no entanto, que os Estados Unidos e a Rússia "continuam acertando os últimos detalhes de um novo tratado START".

Em Praga, o embaixador da Rússia na República Tcheca, Alexei Fedotov, confirmou a intenção de Moscou de assinar o novo tratado em um país do leste europeu.

O tratado de desarmamento sobre o qual as delegações russa e americana negociam há meses em Genebra deve substituir o START 1, assinado em 1991 e que expirou em 5 de dezembro de 2009.

Os meios de informação russos informaram que as autoridades russas e americanas desejam que o novo tratado seja assinado antes de uma cúpula sobre segurança nuclear, prevista para 12 e 13 de abril próximos, em Washington.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host