UOL Notícias Notícias
 
24/03/2010 - 14h56

Líderes da UE abrem cúpula marcada por crise portuguesa e conflito líbio

BRUXELAS, 24 Mar 2011 (AFP) -Os líderes da UE inauguraram nesta quinta-feira, em Bruxelas, uma reunião de cúpula marcada pela crise política e financeira em Portugal - ante a iminência de solicitação de resgate financeiro por parte de Lisboa - e as divisões em torno da intervenção internacional contra Muamar Kadhafi.

A Europa se disse pronta nesta quinta-feira, sob condições, a ajudar Portugal, com um montante citado de cerca de 75 bilhões de euros, no dia seguinte à demissão do primeiro-ministro, o que aproxima o país de um plano de resgate e ameaça a estabilidade da Zona do Euro.

"Estamos naturalmente prontos para intervir e ajudar, mas é preciso, primeiro, um pedido de Portugal", declarou o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, um pouco antes da abertura do encontro de dirigentes das 27 nações que formam a União Europeia.

"Temos capacidade disponível para ajudar Portugal se nos pedir, mas ainda é muito cedo para dizer", disse por sua vez o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt.

app/af/sd

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host