UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 16h27

'Al-Qaeda dissemina apenas o ódio', afirma Casa Branca após mensagem de Bin Laden

A rede Al-Qaeda "dissemina apenas o ódio", declarou nesta quinta-feira um porta-voz da Casa Branca depois de uma mensagem de Osama bin Laden na qual ameaçou matar americanos capturados se o cérebro do atentado de 11 de setembro for executado.

"O presidente (Barack Obama) fez pressão sobre a rede Al-Qaeda", declarou Robert Gibbs a bordo do avião que levava Obama a Iowa (centro), onde deverá pronunciar um discurso sobre a reforma de saúde.

"Vemos que a Al-Qaeda não tem outra coisa para disseminar a não ser o ódio, e este é o motivo pelo qual o governo continuará aumentando a pressão para destruir a rede Al-Qaeda", acrescentou Gibbs.

Em uma mensagem de áudio divulgada nesta quinta-feira pela rede de televisão Al-Jazeera, Osama bin Laden ameaçou matar todos os americanos capturados por sua rede se Khaled Sheikh Mohamed, articulador dos atentados de 11 de setembro, e seus companheiros forem executados.

Na mensagem destinada ao povo americano, Bin Laden afirma que o presidente Barack Obama "segue a mesma política que seus antecessores", principalmente no Afeganistão, e denuncia a vontade da Casa Branca de "executar os heróis" Khaled Sheikh Mohammed e seus companheiros.

"O dia em que os Estados Unidos tomarem esta decisão, também estarão tomando a decisão de que qualquer um de vocês que caírem em nossas mãos serão executados", acrescenta a mensagem.

Também denunciou a política americana para o Oriente Médio: "os políticos da Casa Branca continuam exercendo a injustiça para conosco, principalmente ao apoiar os israelenses que ocupam nossa terra, a Palestina", disse ainda.

Detido na base militar de Guantánamo (oeste de Cuba), Sheikh Mohamed, o autoproclamado cérebro dos atentados que deixaram cerca de 3.000 mortos nos Estados Unidos, e quatro acusados aguardam seu julgamento por um tribunal civil ou militar de exceção. Ainda não há data estipulada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host