UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 14h04

Capturado no México principal traficante de heroína para os EUA

A polícia capturou, nesta quarta-feira, o mexicano José Antonio Medina, conhecido como 'Don Pepe', a quem os Estados Unidos consideram o principal traficante de heroína para o vizinho do norte, com uma média de 200 quilos mensais, informou nesta quinta-feira a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Medina, também conhecido como 'o rei da heroína', "é considerado pelas autoridades americanas o principal introdutor de heroína naquele país", explicou Ramón Pequeño, chefe da Divisão Antidrogas da SSP durante a apresentação do preso à imprensa.

'Dom Pepe', de 36 anos, tem sua extradição pedida pelo estado da Califórnia (Estados Unidos).

A organização sob seu comando "introduzia aproximadamente 200 quilos de heroína por mês nos Estados Unidos, através de veículos que acondicionava com compartimentos ocultos para esconder a droga e não ser detectada em sua passagem pela fronteira", principalmente por Tijuana (noroeste) e a americana San Diego (Califórnia), detalhou o chefe da polícia antinarcóticos.

A maioria dos carregamentos era destinada a Los Angeles, onde a venda destes 200 quilos de heroína "gera 12 milhões de dólares", disse.

São cultivadas, no México, 6.900 toneladas de papoula, para uma produção de 18 toneladas de heroína em 2008, segundo autoridades mexicanas e americanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host