UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 06h32

Netanyahu vê progressos em reunião com Obama

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira que obteve progressos na reunião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca.

"Encontramos o ponto médio entre a política tradicional seguida por todos os governos de Israel e nossa vontade de encontrar uma forma de reativar o processo de paz. É possível dizer que progredimos", declarou Netanyahu à rádio militar pouco antes de deixar Washington.

Ele fazia referência à recente autorização de seu governo para a construção de novas casas nos bairros judaicos de Jerusalém Oriental anexado, como fizeram no passado outros governos israelenses.

A imprensa de Israel considera, no entanto, que a visita de Netanyahu foi um fracasso, já que não conseguiu superar a crise diplomática com os Estados Unidos.

Um porta-voz da Casa Branca reconheceu que as reuniões não permitiram resolver todas as divergências.

As relações entre os dois países são tensas desde que Israel anunciou a construção de casas em Jerusalém Oriental, que nunca teve a anexação reconhecida pela comunidade internacional.

Israel considera a Cidade Sagrada sua capital "eterna e indivisível", enquanto os palestinos quere estabelecer a capital de seu futuro Estado em Jerusalém Oriental.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,24
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h47

    -0,48
    62.951,32
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host