UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 20h50

Venezuela: Insulza pede libertação de presidente da Globovisión

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, pediu às autoridades venezuelanas a libertação do presidente da TV Globovisión, Guillermo Zuloaga, detido nesta quinta-feira.

"Estou preocupado com as repercussões políticas nacionais e internacionais desta situação, e peço às autoridades venezuelanas a rápida libertação do senhor Zuloaga", disse Insulza em um comunicado.

O titular da OEA pediu ainda que um eventual julgamento de Zuloaga "se faça respeitando a presunção de inocência e com todas as garantias previstas na lei".

Zuloaga foi preso hoje, após a Assembleia Nacional pedir à Justiça que investigasse "falsas acusações" feitas pelo presidente da Globovisión durante a reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) visando "criminalizar" o governo de Hugo Chávez.

A prisão de Zuloaga ocorre três dias após a detenção do ex-governador de oposição Oswaldo Alvarez Paz, sob a acusação de conspirar e instigar a opinião pública contra o governo, e divulgar informação falsa.

O processo contra Alvarez Paz foi motivado por declarações em um programa de TV onde afirmou que a Venezuela se tornou um centro de operações do narcotráfico.

Diante das prisões, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) denunciou a "falta de independência e de autonomia" do Poder Judiciário, que é "um dos pontos mais frágeis da democracia venezuelana" e impide o pleno gozo dos direitos humanos naquele país.

"É esta falta de independência que tem permitido que na Venezuela se utilize o poder punitivo do Estado para criminalizar os defensores dos direitos humanos, criminalizar o protesto social pacífico e perseguir penalmente os dissidentes políticos", assinalou a CIDH.

O governo Chávez diz que as prisões estão dentro da lei e são decisões autônomas do Poder Judiciário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host