UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 17h10

Chávez aguarda eleições na Colômbia para decidir relação bilateral

A Venezuela espera o resultado das eleições presidenciais na Colômbia para decidir se normalizará ou não as relações com o país vizinho, congeladas desde julho de 2009, afirmou nesta sexta-feira, em Quito, o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

"Nós decidimos congelar isso, esperar as eleições que em breve serão celebradas na Colômbia e ver qual a atitude do próximo presidente ou presidenta", disse Chávez a jornalistas, durante uma visita na qual se reuniu com o colega equatoriano, Rafael Correa.

Chávez destacou que seu país respeita a soberania colombiana e confia em que o sucessor de Alvaro Uribe faça seu trabalho, deixando para trás a tese do "ataque preventivo" além de suas fronteiras para combater o "terrorismo".

"Esperamos um governo que recupere a bússula, que respeite o direito internacional e descarte a tese que inventou (o ex-presidente americano George) Bush do ataque preventivo, perseguir o que eles chamam de terrorismo onde quer que se encontre", acrescentou.

O primeiro turno das presidenciais na Colômbia será celebrado em 30 de maio e, se for necessário, haverá um segundo turno em 20 de junho. Segundo as pesquisas, entre os favoritos estão os governistas de direita, Juan Manuel Santos e Noemí Sanín.

Chávez destacou que a Venezuela "arca com muitos problemas" por causa do conflito armado na Colômbia, cujo governo "desrespeitou" outros vizinhos como o Equador, onde as tropas colombianas bombardearam um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, guerrilha marxista), em março de 2008, deixando 25 mortos.

A Venezuela congelou suas relações com a Colômbia devido a um acordo militar entre Bogotá e Washington, que permite aos Estados Unidos operarem a partir de bases colombianas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host