UOL Notícias Notícias
 

27/03/2010 - 16h19

Helicópteros brasileiros chegam à Colômbia para libertação de reféns das Farc

Os helicópteros brasileiros que entre domingo e terça-feira participarão das operações de libertação de dois militares que devem ser libertados pela guerrilha das Farc, chegaram ao meio-dia deste sábado à cidade colombiana de Villavicencio (130 km ao sudeste de Bogotá), constatou a AFP.

As aeronaves saíram da cidade brasileira de São Gabriel da Cachoeira às 07h00 locais (09h00 de Brasília), transportando membros da missão humanitária encarregada de recolher militares que devem ser libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Nos helicópteros viajava, entre outros, a senadora (opositora) Piedad Córdoba, para quem os rebeldes se comprometeram a entregar os soldados, como já fizeram em ocasiões anteriores com outros sequestrados.

Também estavam nos helicópteros brasileiros Roberta Facciola, delegada do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o bispo Leonardo Gómez.

No domingo de manhã, a missão irá para um local da selva do sul do país, onde será entregue o soldado Josué Calvo, sequestrado pelas Farc em abril de 2009.

"Vamos descansar esta tarde e saímos de manhã muito cedo para o local onde será a libertação", disse Córdoba a jornalistas em sua chegada em Villavicencio.

Uma vez concluída esta operação, na segunda-feira os helicópteros e o grupo irão para a cidade de Florencia, no departamento de Caquetá (sul).

Um dia depois as Farc deverão entregar nessa região o sargento Pablo Emilio Moncayo, sequestrado desde dezembro de 1997 pelas Farc.

Os dois soldados fazem parte de um grupo de 23 militares e policiais que as Farc mantêm como reféns e que o grupo rebelde pretende trocar por cerca de 500 guerrilheiros presos, algo que o presidente Alvaro Uribe rejeita.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host