UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 17h35

Irã estaria construindo duas novas instalações nucleares (NYT)

Inspetores da ONU e serviços de inteligência ocidentais consideram que o Irã pode estar construindo pelo menos duas novas instalações nucleares secretas, apesar da ameaça de novas sanções internacionais, informou neste domingo o The New York Times.

O jornal retoma as palavras de Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica iraniana, que indicou no dia 22 de fevereiro à agência de notícias Isna que o presidente Mahmud Ahmadinejad havia ordenado que começasse a trabalhar em breve em duas novas instalações.

Essas instalações, havia acrescentado Ali Akbar Salehi, "serão construídas nas montanhas" para que estejam protegidas de eventuais ataques.

Em setembro de 2009, o presidente americano Barack Obama havia revelado provas da existência de uma instalação nuclear secreta em Qom.

Altos funcionários americanos consideram, segundo o diário, que mesmo que as instalações cheguem a ser construídas, nada mudará nas estimativas de que o Irã precisará de quatro anos para ser capaz de fabricar uma arma nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU já aprovou cinco resoluções, entre elas três que incluíam sanções, para exigir ao Irã que suspenda suas atividades nucleares sensíveis, principalmente o enriquecimento de urânio. Teerã, que afirma que seu programa nuclear possui fins pacíficos, ignorou todas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host