UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 12h09

Israel deve cessar colonização para retomar o diálogo de paz: cúpula árabe

Os dirigentes árabes afirmaram neste domingo que Israel deve pôr fim colonização dos territórios palestinos ocupados como condição para que possam ser retomadas as negociações de paz, em uma declaração final de sua cúpula na cidade líbia de Sirta.

"A retomada das negociações requer o cessar total das atividades de colonização israelenses nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental", assinala o documento.

Os dirigentes também pediram ao presidente Barack Obama que continue com seus esforços para deter a colonização israelense.

Os dignitários árabes destacaram igualmente a necessidade de estabelecer um calendário preciso para essas negociações caso sejam retomadas.

Mais cedo, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu acusou os palestinos de "endurecer suas posições", mas se declarou disposto a prosseguir com os contatos com os Estados Unidos para favorecer um reinício do diálogo.

"Constatamos uma vez mais que os palestinos endureceram suas posições e não mostram o menor sinal de moderação", declarou Netanyahu ao iniciar a reunião semanal do Conselho de ministros.

Em um discurso lido na véspera durante a abertura da cúpula árabe de Sirta, na Líbia, o presidente da Autoridade palestina, Mahmud Abbas, reiterou que não pode haver negociações indiretas com Israel se antes não cessarem as atividades israelenses de colonização.

"Não podemos retomar indiretamente as negociações enquanto Israel mantiver sua política de colonização e o status quo", afirmou Abbas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host