UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 17h03

Obama promete vitória às tropas americanas no Afeganistão

O presidente Barack Obama se disse "absolutamente certo" neste domingo de que os Estados Unidos vencerão os talibãs e a Al-Qaeda no Afeganistão, durante um discurso para as tropas americanas reunidas na base aérea de Bagram, ao norte de Cabul.

"Sabemos que há dias difíceis pela frente. Haverá derrotas. Enfrentamos um inimigo determinado. Mas sabemos também que os Estados Unidos da América não desistem quando começam alguma coisa", afirmou Obama sob os aplausos de centenas de soldados que acompanharam o discurso durante esta visita surpresa ao Afeganistão.

"Com nossos aliados, venceremos. Estou absolutamente certo disso", acrescentou.

"Se os talibãs retomarem este país e a Al-Qaeda puder agir com toda impunidade, então os americanos estarão correndo perigo de morte. Os afegãos perderão a sua chance de avançar e de prosperar. E o mundo será bem menos seguro", declarou Obama.

"Como seu comandante em chefe, impedirei que isso ocorra", lançou as suas tropas, que responderam com uma longa ovação.

"Vamos impedir a Al-Qaeda de ter um santuário. Vamos deter o avanço dos talibãs", continuou o presidente americano, que chegou a Cabul no final do dia para uma visita de algumas horas durante a qual se reuniu com seu colega afegão Hamid Karzai.

"Sei que terminarão o trabalho", afirmou.

Aos afegãos, ele explicou que o Exército americano está no país para "ajudá-los a construir uma paz duramente conquistada."

"Queremos construir uma relação duradoura baseada em interesses mútuos e no respeito mútuo", acrescentou Obama, que deve em seguida assistir a uma partida de basquete com soldados e se reunir com o general Stanley McChrystal, comandante das tropas internacionais no Afeganistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    -0,57
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h15

    1,07
    63.901,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host