UOL Notícias Notícias
 

29/03/2010 - 14h58

Helicópteros brasileiros já estão no sul da Colômbia para libertação de refém

Dois helicópteros brasileiros chegaram nesta segunda-feira à cidade colombiana de Florencia (580 km ao sul de Bogotá) para participar de operações de libertação de um militar que a guerrilha das Farc mantém em seu poder há 12 anos e quatro meses.

O religioso, Monsenhor Leonardo Gómez, um dos integrantes da missão humanitária que deverá recolher o cabo Pablo Emilio Mocayo, declarou à imprensa que o voo a partir de Bogotá "foi realizado sem contratempos", ao pousar no aeroporto de Florencia.

A senadora Piedad Córdoba, a quem as Farc ofereceram entregar o militar, chega a Florencia agora à tarde.

A missão humanitária está integrada, também, por delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A operação deverá começar na madrugada desta terça-feira.

Moncayo, um dos reféns mais antigos em poder das Farc, foi sequestrado em 21 de dezembro de 1997 depois da tomada de uma base militar no cerro Patascoy, departamento de Nariño que deixou 10 soldados mortos.

Na ação, foram sequestrados 16 militares dos quais apenas Moncayo e o cabo José Martínez permanecem em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A libertação de Moncayo seguirá à do soldado Josué Daniel Calvo, ocorrida domingo numa aldeia do departamento de Meta (centro-leste).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host