UOL Notícias Notícias
 

30/03/2010 - 11h14

Governo da Irlanda vai anunciar um plano de resgate bancário

O setor bancário irlandês se prepara para passar por um verdadeiro "big bang" esta terça-feira, dia em que o governo tem previsto anunciar a nacionalização total ou parcial de várias instituições.

O ministro das Finanças, Brian Lenihan, explicou à rádio pública que vai apresentar um plano para recapitalizar os bancos do país, o que, segundo a imprensa, deve acarretar a nacionalização completa ou parcial de vários deles.

Paralelamente ao plano de recapitalização será lançado o National Asset Management (Nama), o banco criado por Dublin para comprar dos bancos do país seus ativos podres.

Lenihan estabeleceu as grandes linhas de seu plano, afirmando que se trata de voltar a colocar os bancos numa condição correta.

Segundo a imprensa irlandesa, o governo deve recapitalizar as principais identidades bancárias do país com bilhões de euros, e parte desta quantia poderá proceder a cessões de ativos.

Esta recapitalização deve aumentar a participação do Estado no banco Allied Irish Banks (AIB) a mais de 70% e a de seu competidor Bank of Ireland (BofI) a 40%, contra 16% e 25% respectivamente na atualidade.

A Irlanda, que já nacionalizou no ano passado totalmente o Anglo Irish Bank, poderá tomar também o controle de dois estabelecimentos de crédito mutualistas, o Irish Nationwide e o EBS.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    -0,34
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h11

    1,44
    62.558,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host