UOL Notícias Notícias
 

30/03/2010 - 08h54

Pequim celebra atitude positiva de Obama

A China saudou nesta terça-feira a "atitude positiva" do presidente americano Barack Obama, que defendeu uma boa relação China-EUA após as recentes turbulências.

"A China aprecia a atitude positiva do presidente americano Barack Obama (...) que pretendem promover as relações China-EUA", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Qin Gang.

"Pequim dá grande importância à reafirmação pelos Estados Unidos de seu compromisso sobre as questões de Taiwan e do Tibete", completou.

"O presidente americano Barack Obama está decidido a levar ainda mais adiante uma relação positiva com a China", anunciou na noite de segunda-feira a Casa Branca, no momento em que recebeu as credenciais do novo embaixador da China em Washington.

O valor do yuan, as vendas de armas americanas a Taiwan e o recente encontro, nos Estados Unidos, entre Obama e o Dalai Lama, a quem o governo chinês acusa de buscar a independência do Tibete, provocaram tensões entre Pequim e Washington nos últimos meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    -0,10
    3,133
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h14

    0,46
    76.327,17
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host