UOL Notícias Notícias
 

30/03/2010 - 17h55

Reunião ministerial UE-Cuba é adiada

A reunião ministerial entre a União Europeia e Cuba, prevista para ocorrer no dia 6 de abril em Madri, foi adiada para uma data indeterminada, anunciou nesta terça-feira o ministério de Assuntos Exteriores da Espanha.

"Ante as notícias divulgadas em diversos meios de comunicação sobre a próxima sessão ministerial do Diálogo Político UE-Cuba, a Direção Geral de Comunicação Exterior deseja confirmar que a reunião acontecerá na Espanha, em data ainda pendente que será confirmada por via diplomática", informou o comunicado da chancelaria espanhola.

Não foi explicada a razão do adiamento.

O anúncio da postergação ocorre em um momento de tensões entre Havana, Madri e Bruxelas com relação aos direitos humanos, em particular após a morte no dia 23 de fevereiro do dissidente cubano Orlando Zapata, que fazia uma greve de fome na prisão.

A alta representante de Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, anunciou na segunda-feira que não participaria da reunião ministerial, programada inicialmente para o dia 6 de abril, entre a UE e Cuba.

O ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Angel Moratinos, deve "substituir Ashton" no encontro, que será realizado na Espanha, já que o país exerce a presidência temporária da UE nesse semestre.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, também deve comparecer.

gg/wdb/ma

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host