UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 10h59

Ban Ki-moon pede a doadores financiamento de futuro melhor para o Haiti

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu nesta quarta-feira em Nova York uma conferência de países doadores e pediu o financiamento de um "futuro melhor" para o Haiti, devastado por um terremoto em janeiro.

Representantes de 138 países e organismos como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional estão na sede da ONU para tentar arrecadar 3,8 bilhões de dólares para o Haiti nos próximos 18 meses.

O valor seria a primeira parte de um total de US$ 11,5 bilhões, necessários para a reconstrução do país mais pobre das Américas em um prazo de 10 anos.

"Ao fim deste dia, acredito que teremos ajudado verdadeiramente o Haiti a avançar no caminho que leva para um novo e melhor futuro", disse Ban ao inaugurar o evento.

O plano de ação para a reconstrução nacional e o desenvolvimento pretende transformar a tragédia em oportunidade para reconstruir o Haiti sobre novas bases.

A conferência é presidida por Ban, pela secretária de Estado americana Hillary Clinton e pelo primeiro-ministro haitiano René Preval.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host