UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 14h35

Colômbia: ex-refém das Farc passa a noite com a família

O sargento Pablo Emilio Moncayo, libertado na terça-feira depois de ter sido sequestrado por mais de 12 anos pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc), passou a noite com a família, que disse "merecê-lo" por conta dos anos de luta pedindo a liberdade do militar.

"Foi muito emocionante. Ao abrir os olhos esta manhã, ouvi-o conversando com a mãe, estavam olhando fotos, cochichando", afirmou o pai do ex-refém, Gustavo Moncayo, nesta quarta-feira.

"Nós merecemos passar essa primeira noite e o primeiro dia com Pablo Emilio, porque lutamos muito", afirmou o pai do militar, que se tornou conhecido pelas longas caminhadas empreendidas por América Latina e Europa nos últimos anos com o objetivo de chamar a atenção para o cativeiro de seu filho.

Gustavo Moncayo contou que a família passou a noite em um hotel de Bogotá, onde o jovem de 32 anos "leu um poema que se converteu em sua fonte de inspiração".

"Parece que ele escreveu muitos poemas durante o cativeiro", completou.

Segundo Gustavo Moncayo, seu filho mostrou-se "muito emocionado com os avanços tecnológicos (dos últimos 12 anos), como a câmera fotográfica digital".

Nesta quarta-feira, sua família lhe deu uma câmera digital de presente e lhe dará também uma guitarra.

Moncayo, sequestrado em 21 de dezembro de 1997 quando tinha 19 anos, subiu ao grau de sargento quando estava preso.

Sua libertação por parte das Farc, que o entregou a uma missão humanitária integrada pela senadora Piedad Córdoba e delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Igreja Católica colombiana, foi a última feita de forma unilateral, anunciou esse grupo guerrilheiro que desde 2008 libertou 14 de seus reféns políticos, militares e da polícia.

Depois da entrega de Moncayo, as Farc pediram ao governo do presidente Álvaro Uribe que entregue 500 guerrilheiros presos no lugar de 21 reféns militares e da polícia que ainda estão em seu poder.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host