UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 13h40

Extremistas israelenses multiplicam ações durante a Páscoa judaica

Centenas de extremistas israelenses participaram nesta quarta-feira na criação de uma colônia não legalizada pelas autoridades hebreias, perto da cidade de Belém, na Cisjordânia ocupada.

O Movimiento pela Integridade da Terra de Israel, um grupo de extrema-direita, pediu a seus partidários, em sua maioria adolescentes, que se dirigissem ao sul de Belém para criar "um novo ponto de implantação judeu".

Esta organização extremista milita para que as autoridades israelenses concedam um caráter legal a estas ocupações pela força no território palestino.

Segundo a organização anticolonialista A Paz Agora, há mais de cem desses novos "postos avançados" como são chamadas essas ocupações.

Por outra parte, em Jerusalém, a polícia israelense autorizou a entrada de membros de um pequeno grupo nacionalista à Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar santo do Islã, que os judeus chamam de Monte do Templo.

No domingo, às vésperas da Páscoa judia, a polícia israelense proibiu o acesso ao local para os não-muçulmanos, por temer acidentes.

Os extremistas judeus assinalaram sua intenção de sacrificar o cordeiro pascal na Esplanada das Mesquitas.

Mais de 80 judeus religiosos deram uma volta pela Esplanada das Mesquitas, mas sem poder orar, sob rígida proteção da polícia israelense, segundo um comunicado do grupo, chamado Movimento pela Construção de Israel.

Outra associação extremista, Ateret Cohanim, que milita por judaizar a parte árabe oriental anexada de Jerusalém, organizou visitas de apoio aos habitantes judeus que ocupam duas casas no bairro árabe de Silwan, fonte de tensão com os habitantes palestinos do bairro.

Outro grupo udeu extremista organizou nesta quarta uma oração num terreno onde deve ser construída uma cidade palestina, Rawabi, perto de Ramallah, em território palestino.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,43
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h55

    1,65
    62.693,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host