UOL Notícias Notícias
 

03/04/2010 - 09h00

Para líder anglicano, igreja irlandesa perdeu toda credibilidade

A Igreja Católica da Irlanda perdeu toda credibilidade com o escândalo dos abusos sexuais cometidos contra crianças por padres, afirmou o arcebispo de Canterbury, principal religioso da Igreja Anglicana, informa o jornal The Times.

"Que uma instituição tão profundamente arraigada na vida de uma sociedade de repente perca toda sua credibilidade não é apenas um problema para a Igreja, é um problema para todos na Irlanda", declarou Rowan Williams em uma entrevista que a BBC deve exibir na próxima semana, segundo o Times.

Na entrevista, Rowan Williams, líder espiritual de 70 milhões de anglicanos em todo o mundo, disse que o escândalo que afeta a igreja da Irlanda, país católico em grande medida, é um "traumatismo colossal".

"Conversei há pouco com um amigo irlandês, que me disse que era um pouco difícil agora, em algumas partes da Irlanda, sair nas ruas com um colarinho de clérigo", acrescentou.

Relatórios oficiais divulgados nos últimos meses destacam que as autoridades da igreja irlandesa esconderam, durante décadas, os abusos sexuais cometidos por padres contra centenas de crianças.

Muitas vozes, em particular as famílias das vítimas, exigem mudanças, a começar pela liderança da instituição.

Em reação, o arcebispo católico de Dublin, Diarmuid Martin, se declarou "estupefato" com as palavras do arcebispo de Canterbury.

"Durante os períodos difíceis no curso de meus longos anos como arcebispo de Dublin, poucas vezes me senti tão desmoralizado pessoalmente como esta manhã, ao ouvir os comentários do arcebispo Williams", declara o monsenhor Martin em um comunicado.

Em março, o Papa Bento XVI recongeceu a responsabilidade de toda a Igreja Católica pelos abusos cometidos por padres e religiosos pedófilos na Irlanda, ao expressar vergonha em uma carta dirigida aos fiéis do país.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host