UOL Notícias Notícias
 

04/04/2010 - 12h36

Cardeal quebra protocolo e afirma que Igreja está com o Papa

"O povo de Deus está contigo", afirmou ao Papa o decano dos cardeais, monsenhor Angelo Sodano, no início da missa do Domingo de Ressurreição presidida por Bento XVI, uma quebra do protocolo em um momento no qual a Igreja enfrenta escândalos de pedofilia.

"O povo de Deus está contigo e não se deixa impressionar pela fofoca mesquinha do momento, pelos testes que, às vezes, afetam a comunidade de fiéis", afirmou Sodano ao desejar uma Feliz Páscoa ao Papa no início da missa. Um procedimento completamente fora do comum, segundo os especialistas.

O cardeal retomou a palavra utilizada no domingo passado por Bento XVI quando declarou que Deus "dá valor a não se deixar intimidar pela intriga mesquinha", uma frase que foi interpretada como uma referência às críticas de que é objeto.

"Contigo os cardeais, teus colaboradores da cúria romana. Contigo os colegas bispos espalhados no mundo, que guiam as 3.000 circunscrições eclesiásticas do planeta. Estão em particular contigo nestes dias os 400.000 padres que servem generosamente o povo de Deus", afirmou o cardenal.

Vários jornais alemães e americanos acusam o Papa de ter fechado os olhos para os abusos sexuais cometidos por padres quando era arcebispo de Munique e, depois, presidente da Congregação para Doutrina da Fé.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host