UOL Notícias Notícias
 

04/04/2010 - 17h14

Colômbia: confrontos entre exército e Farc causam êxodo em massa de camponeses

Ao menos 1.500 camponeses abandonaram suas casas e lotes no município colombiano de Ituango (noroeste do país), onde foram registrados confrontos entre o exército e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou um líder comunal neste domingo.

"Os camponeses, com suas mulheres e crianças, estão saindo das casas de Ituango (500 km a noroeste de Bogotá), devido aos confrontos", disse à imprensa o líder comunal Gabriel Villa.

Ele completou que os lavradores "estão encurralados em uma guerra (entre os militares e os rebeldes), mas na qual quem está sofrendo são os civis".

Centenas de camponeses encontravam-se neste domingo no colégio da área urbana de Ituango, cujas autoridades pediram ajuda às organizações humanitárias diante do temor de que o êxodo aumente.

Ituango, localizada no departamento (estado) de Antioquia, foi cenário nos últimos anos de diversas operações contra a guerrilha e outros grupos ilegais, assim como do deslocamento em massa de civis que fugiam do fogo cruzado.

Os militares afirmaram no sábado terem matado na localidade de Toledo, em Antioquia, o líder da frente 36 das Farc, Juan Batispa Peña, acusado de matar membros das forças públicas e de cometer atentados com explosivos contra a infraestrutura energética.

Peña era um dos 23 guerrilheiros que os militares informaram ter matado durante a Semana Santa, na qual também foram presos 57 suspeitos de serem membros das Farc. Outros 25 entregaram-se às autoridades, segundo um balanço militar.

Outro líder rebelde, o comandante da frente 24 das Farc, apelidado de "Rubiel Colorado", sua mulher e três de seus tenentes morreram em um bombardeio na localidade de San Pablo, departamento caribenho de Bolívar, 920 km ao norte de Bogotá, informou o exército.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h30

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h39

    -0,11
    68.639,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host